Cuidados com feridas e acessos venosos: dicas práticas
Os cuidados com feridas e acessos venosos fazem parte da rotina dos pacientes em Home Care. Veja nossas dicas para cuidadores e familiares.

O cuidado com qualquer tipo de lesão na rotina de um paciente, especialmente em Atenção Domiciliar (Home Care), costuma causar preocupação para os cuidadores e familiares.
A higienização é sempre um tema-chave nesse sentido: limpar corretamente o ferimento é essencial para colaborar com a cicatrização, que pode ser prejudicada por vários fatores, como a contaminação por agentes externos.
O primeiro passo é ter uma avaliação prévia do estado da lesão para entender as práticas de cuidado necessárias. Na Atenção Domiciliar, a equipe de enfermagem deve auxiliar a família a estabelecer um ambiente adequado para lidar com as feridas, mostrando quais substâncias devem ser utilizadas e os melhores procedimentos de limpeza.
Veja nossas dicas de cuidados com feridas:
- A lesão não pode ser higienizada durante o banho: são procedimentos separados. E vale lembrar que o curativo deve ser protegido para não ficar úmido, o que pode desencadear processos infecciosos.
- Lave muito bem as mãos com água e sabão neutro antes e depois de tocar na ferida. Se tiver álcool em gel, pode usá-lo para complementar a higienização. Use luvas durante o procedimento.
- Prepare os materiais que serão utilizados para fazer curativo antes de começar. Não deixe que itens como gazes fiquem expostos por muito tempo fora da embalagem.
- Todos os instrumentos que poderão ser empregados no procedimento, como as pinças, devem ser esterilizadas. Se precisar de tesoura, lembre-se sempre que ela deve ser utilizada exclusivamente para os curativos e mantida em local limpo e seco.
- Evite falar e tossir sobre a ferida e ao manusear material estéril.
- Remova o curativo anterior com cuidado, sempre evitando movimentos bruscos, e limpe a ferida com as substâncias recomendadas.
- Depois, coloque a nova cobertura primária (aquela que fica em contato direto com a ferida) e a secundária (como gaze e o material adesivo para fixação), de acordo com a recomendação do profissional de saúde. Nos casos de lesões nas pernas, tome cuidado para não comprimir demais a atadura, o que pode comprometer a circulação sanguínea.
- Os materiais utilizados para curativos, como pomada, gaze, luva, tesoura, faixa, esparadrapo e soro fisiológico, devem ser armazenados em uma caixa com tampa em um local limpo e arejado.
Cuidados com acessos venosos
Pacientes que precisam de administração de medicação injetável (intravenosa) têm acessos venosos, o que requer cuidados específicos. Veja nossas dicas nesses casos.
- Lave rigorosamente as mãos ao tocar no local do acesso para evitar possíveis infecções.
- No momento do banho, proteja o acesso com filme plástico para evitar que caia água no local.
- Observe a inserção do cateter: se houver sangramento, inchaço, vermelhidão e calor, é preciso comunicar a equipe de enfermagem.
- Caso o paciente diga que tem dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, comunique imediatamente os profissionais de saúde.
A Home Doctor, empresa que atua em Home Care no Brasil desde 1994, disponibiliza a seus clientes o treinamento de cuidadores, um programa voltado para familiares e cuidadores que necessitam de uma orientação ativa.