Como reduzir os riscos de paciente desidratado no Home Care
Quais os principais cuidados que se deve ter no Home Care para evitar o cenário de um paciente desidratado? Conheça boas práticas e sinais de alerta.
Períodos de muito calor requerem atenção redobrada para todos, ainda mais para os que estão em situação vulnerável de saúde e em idade avançada. Para pacientes atendidos em Atenção Domiciliar (mais conhecido como Home Care) não é diferente.
Conheça algumas dicas para evitar a desidratação no ambiente domiciliar.
Como funciona a regulação de temperatura do corpo?
O corpo humano se mantém com temperatura interna em torno de 36 °C. Quando somos expostos a dias de altas temperaturas, o organismo reage e inicia uma série de adaptações fisiológicas para tentar se resfriar. A mais comum é a transpiração, o que leva também à perda de líquidos e sais minerais.
É por isso que é necessário ingerir uma quantidade maior de líquidos que o habitual. Se a água perdida não for reposta adequadamente, o quadro pode evoluir para uma desidratação. Pacientes desidratados podem apresentar sinais como boca e pele secas, dor de cabeça, sonolência, tontura e aumento da frequência cardíaca.
Por isso, em dias quentes, é fundamental proteger pacientes do calor, com ventilação, sombra e vestimentas adequadas, e garantir que ele esteja hidratado adequadamente.
Quem está mais vulnerável?
Pessoas acamadas, no hospital ou em Home Care, são particularmente vulneráveis durante os períodos de calor, porque estão em situação de mobilidade limitada e podem ter mais dificuldade em regular a temperatura corporal.
Pacientes que não têm acesso livre à água, como os que fazem uso de nutrição enteral, demandam cuidado redobrado.
Pessoas em idade avançada também são um grupo sensível a calor extremo. A depender da idade e estado clínico, a percepção de sede também fica parcialmente comprometida, o que aumenta o risco de desidratação.
Quais os cuidados para evitar um paciente desidratado no Home Care?
São consideradas boas práticas para manter a hidratação dos pacientes acamados:
- Revisar a prescrição de hidratação, pois pode ser necessário aumentar o volume de água em dias e semanas mais quentes. É importante também monitorar a ingestão com mais atenção para conferir se está sendo cumprida.
- Verificar as orientações médicas em relação às refeições e ver se é possível incluir alimentos com alto teor de água para colaborar com a hidratação. Sopas, caldos, água de coco e frutas como melancia e melão podem ser aliados nesse sentido.
- Manter o ambiente fresco com o uso de ventiladores ou ar-condicionado. Tenha cuidado com temperaturas extremas: se tiver dúvidas quanto à temperatura mais adequada, pergunte à equipe de saúde que gerencia o serviço de atenção domiciliar.
- Se já há um protocolo para hidratação da pele com cremes, loções e outros produtos, pode-se verificar com a equipe médica se a frequência de aplicação deve aumentar.
Conheça a Home Doctor
Está em busca de atendimento Home Care? A Home Doctor tem 30 anos de pioneirismo em atenção e internação domiciliar no Brasil, e tem também uma loja virtual cheia de serviços de saúde para quem quer ser cuidado no conforto do lar – de aplicação de medicações endovenosas a suporte ventilatório, plantão de enfermagem e fisioterapia. Confira as opções e tire suas dúvidas com a nossa equipe.