Entenda para que serve terapia ocupacional e os principais benefícios para os pacientes
Quer entender para que serve terapia ocupacional? O objetivo é melhorar a capacidade de um indivíduo de qualquer idade de realizar as atividades cotidianas.
Nem todo mundo sabe para que serve terapia ocupacional, uma área pouco conhecida por muitos e, frequentemente, confundida com fisioterapia, por falta de conhecimento sobre as funções específicas desta especialidade. As duas profissões atuam em diferentes dimensões do cuidado em saúde.
O terapeuta ocupacional é um profissional da saúde que ajuda as pessoas a melhorar ou recuperar suas habilidades para realizar atividades cotidianas. Isso pode incluir desde tarefas simples, como se vestir e se alimentar, até atividades mais complexas, como trabalhar ou participar de atividades de lazer. Mesmo que algumas atividades do dia a dia pareçam muito simples, existem várias condições de saúde – passageiras ou permanentes – que dificultam sua realização com autonomia. O objetivo principal da terapia ocupacional é promover a independência e melhorar a qualidade de vida, especialmente para pessoas que enfrentam desafios devido a doenças, lesões e deficiências físicas ou mentais.
Os terapeutas ocupacionais, também conhecidos como TOs, trabalham em locais como hospitais, clínicas, ambulatórios, lares de idosos e também podem atender em escolas, penitenciárias, projetos sociais e ambientes domiciliares.
Para que serve terapia ocupacional
A terapia ocupacional visa capacitar pessoas de qualquer idade que enfrentem limitações físicas ou específicas, auxiliando a realização de suas atividades diárias com o máximo de autonomia e independência. As atividades podem ser desde segurar objetos, tomar banho, ir ao banheiro e caminhar até tarefas mais complexas como preparar refeições, usar o celular, arrumar a casa, gerir as finanças, fazer compras ou dirigir.
Além de focar nas habilidades físicas, o terapeuta ocupacional também cuida do bem-estar emocional dos pacientes, apoiando-os na reorganização do cotidiano, no engajamento em novos projetos de vida e promovendo autoestima, ao mostrar que, com as adaptações certas, a pessoa pode continuar sendo ativa e produtiva. Isso pode incluir a também a condução de atividades artísticas, expressivas e artesanais.
Assim, o trabalho desse profissional vai muito além da reabilitação física, abrangendo também aspectos emocionais e sociais, sempre com o foco na autonomia e qualidade de vida do paciente.
Como funciona a terapia ocupacional na prática
Esse profissional avalia as necessidades de cada paciente, através da avaliação clínica individualizada, aplicação de testes específicos e entrevistas com a família e cria um plano personalizado de cuidado para ajudar o paciente a atingir seus objetivos. Por exemplo, para alguém que sofreu um acidente e apresenta comprometimento em seus movimentos, o terapeuta ocupacional pode trabalhar com exercícios específicos e ensinar adaptações que tornem o dia a dia mais fácil.
Eles também podem atuar com crianças que enfrentam desafios em seu processo de desenvolvimento, idosos, ou pessoas com condições como paralisia cerebral, transtornos neuropsicológicos, e outras situações que afetam a capacidade de realizar atividades do dia a dia.
A terapia é desenvolvida a partir das habilidades e limitações de cada um, criando um conjunto de estratégias para ajudar o paciente a realizar o que quer e precisa. A ideia é tornar atividades cotidianas mais fáceis, eficientes, ágeis e até prazerosas, a partir de uma série de intervenções.
Em alguns casos, pode ser necessário fazer adaptações na casa do paciente, como melhorar a iluminação de um ambiente ou mudar a disposição dos móveis. Também podem ser recomendados dispositivos de assistência, como cadeiras de rodas, andadores, muletas, órteses e talas.
Qual a diferença entre terapia ocupacional e fisioterapia?
As profissões compartilham o mesmo conselho de classe, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, mas se dedicam a questões de saúde diferentes. Muitas vezes, o trabalho do terapeuta ocupacional é confundido com o do fisioterapeuta, já que ambos atuam na reabilitação e no bem-estar dos pacientes. No entanto, há uma diferença importante entre as duas especialidades.
Enquanto o fisioterapeuta se concentra principalmente na recuperação de movimentos, no fortalecimento muscular e na melhora das funções físicas do corpo, o terapeuta ocupacional foca em ajudar o paciente a utilizar essas habilidades de maneira prática no dia a dia, realizando atividades de vida diária como cozinhar, tomar banho, voltar ao trabalho. Apesar das diferenças, as duas áreas frequentemente atuam em conjunto, complementando-se para garantir que o paciente não só recupere suas funções físicas, mas também consiga aplicá-las de forma eficaz em sua rotina, promovendo uma recuperação mais completa e integrada.
Em resumo: entenda para que serve a terapia ocupacional e os benefícios de ser assistido por um profissional de TO:
- Avaliação individualizada e especializada do contexto de vida de pacientes de todas as idades e que tenham alguma deficiência ou incapacidade de realizar atividades corriqueiras
- Apoio para fazer com que as limitações de uma condição de saúde deixem de ser empecilho para o desempenho de atividades que o paciente deseje
- Identificação de potenciais barreiras no ambiente físico e social do paciente e sugestão de adaptações
- Ganho de autonomia e independência para realização das tarefas do dia a dia, das mais simples às mais complexas
- Recomendação de dispositivos de assistência, como órteses, talas, andadores e próteses, se necessário
- Desenvolvimento de estratégias para promover o bem-estar e a qualidade de vida também para pessoas com questões como depressão, demência e esquizofrenia
Conheça a Home Doctor
Está em busca de atendimento Home Care? A Home Doctor tem 30 anos de pioneirismo em atenção e internação domiciliar no Brasil, e tem também uma loja virtual cheia de serviços de saúde para quem quer ser cuidado no conforto do lar – de aplicação de medicações endovenosas a suporte ventilatório, plantão de enfermagem e fisioterapia. Confira as opções e tire suas dúvidas com a nossa equipe.