Quatro vantagens da Atenção Domiciliar para a saúde

A Atenção Domiciliar possibilita um maior contato entre o paciente e sua família, além de proporcionar impactos positivos no tratamento. Confira os principais benefícios dessa modalidade.

31 de outubro de 2023
Home Doctor
3 minutos para ler
Quatro vantagens da Atenção Domiciliar para a saúde

Também conhecida como Home Care, a Atenção Domiciliar é uma alternativa eficaz para o tratamento de diversas condições médicas e tem vantagens tanto para pacientes quanto profissionais de saúde que prestam esse tipo de atendimento.

Os quatro principais benefícios são:

  1. Envolvimento da família
  2. Conforto e qualidade de vida
  3. Redução de infecções
  4. Personalização do cuidado

Confira, a seguir, detalhes de cada um deles.

1. Envolvimento da família

O bem-estar emocional dos pacientes de Home Care está diretamente ligado ao ambiente familiar e à proximidade de pessoas com quem eles têm vínculo afetivo. A experiência da Home Doctor demonstra que no conforto do lar, sentindo-se emocionalmente mais seguro, perto da família e de amigos, paciente tem um restabelecimento mais rápido, na maior parte dos casos.

Esse tipo de serviço garante também contato mais intenso entre médicos, pacientes e familiares, que conseguem acompanhar de perto a evolução do quadro clínico. O efeito prático é uma reabilitação mais transparente e menos estressante.

2. Conforto e qualidade de vida

Uma das principais vantagens do Home Care é a qualidade de vida proporcionada às pessoas atendidas. Boa parte dos casos que antes exigiam internação hospitalar prolongada agora podem ser tratados em casa. Isso assegura a privacidade e o conforto durante a recuperação de pacientes com os mais variados quadros clínicos – de tratamentos com antibióticos a terapias oncológicas.

Além disso, cuidados médicos em casa eliminam a necessidade de deslocamentos frequentes a hospitais ou clínicas, o que reduz o estresse e a fadiga associados a essas viagens.

3. Redução de infecções

Na Atenção Domiciliar, cai significativamente o risco de infecções, porque:

  • os pacientes em Home Care ficam menos expostos, já que estão um ambiente menos propenso à circulação de patógenos;
  • em casa, também é possível garantir controle sobre a higiene e a limpeza do recinto;
  • e, obviamente, não há contato com outros pacientes que têm doenças transmissíveis.

4. Personalização do cuidado

A Atenção Domiciliar oferece um cuidado altamente personalizado. A proximidade permite maior envolvimento e compreensão das necessidades dos pacientes. Dessa forma, o tratamento é adaptado de acordo com preferências e condições específicas, garantindo um cuidado mais eficiente e centrado no indivíduo. O Home Care permite também o monitoramento mais frequente e atento do estado de saúde da pessoa atendida, possibilitando uma resposta mais rápida a qualquer mudança de condição clínica.

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais