5 mitos e verdades sobre atendimento Home Care
Muitos comentários são feitos sobre os serviços e o atendimento Home Care. Mas é bom ter cuidado, porque nem tudo é verdade. Neste texto, veja os principais mitos.
O Home Care (Atenção Domiciliar) é um modelo de cuidado de saúde que oferece serviços médicos, de enfermagem e terapêuticos diretamente na casa do paciente. Apesar de sua crescente popularidade, ainda existem alguns mitos e conceitos equivocados associados a essa modalidade. Vamos discuti-los?
O Home Care é para qualquer idade – VERDADE
Embora seja comum a associação do Home Care a idosos, esse tipo de serviço de saúde é adequado a qualquer faixa etária. Independentemente da idade, os cuidados no ambiente doméstico podem beneficiar pacientes com diferentes diagnósticos e necessidades, como:
- malformações congênitas, síndromes genéticas e outras doenças raras;
- sequelas de prematuridades;
- infecções agudas;
- doenças crônicas;
- alguma limitação motora (parcial ou total);
- câncer (já existem instituições que oferecem, por exemplo, sessões de quimioterapia em domicílio);
- em período pós-operatório;
- sequelas de patologias ou de acidentes que reduziram a capacidade funcional;
- e doença terminal, que não pode ser curada (nesse caso, os pacientes podem receber cuidados paliativos rodeados de pessoas próximas ou familiares).
Dá para fazer fisioterapia pelo Home Care? – VERDADE
Sim. A fisioterapia é uma das especialidades que pode ser realizada no contexto da Atenção Domiciliar. Profissionais qualificados realizam sessões de fisioterapia motora ou respiratória na residência do paciente, adaptando os exercícios e tratamentos às condições específicas do ambiente. Isso permite que os pacientes recebam a devida reabilitação e melhorem sua qualidade de vida sem a necessidade de se deslocarem para um centro de reabilitação.
O Home Care não é seguro como um hospital – MITO
Se o quadro clínico do paciente é estável e o médico responsável recomenda, tanto a Internação Domiciliar quanto a Assistência são seguras e ainda proporcionam recuperação e tratamento com muito mais conforto e qualidade de vida. Além disso, o ambiente doméstico reduz o risco de infecções.
Profissionais treinados visitam regularmente os pacientes, monitorando seu estado clínico, administrando medicações e realizando terapias. Empresas de grande porte, como a Home Doctor, possuem Central de Atendimento Médico 24h, que oferece orientação médica telefônica 24 horas e atendimento pré-hospitalar para casos de alterações clínicas.
O Home Care é muito caro – MITO
Esse é um mito comum. O que muitas pessoas não sabem é que se trata de um serviço fornecido por alguns convênios e também pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no programa Melhor em Casa. Em geral, os custos de uma Internação Domiciliar são inferiores aos de uma internação hospitalar.
Home Care é o mesmo serviço que Cuidador– MITO
O Home Care é diferente de um serviço de cuidador ou acompanhante. A Atenção Domiciliar é executada por profissionais formados na área da saúde, aptos a realizar procedimentos técnicos. Já o cuidador é responsável pela higiene pessoal, alimentação, companhia e auxílio nas necessidades do dia a dia do paciente.
Home Care significa alguém 24 horas na minha casa – DEPENDE
Nem sempre. O Home Care pode envolver visitas regulares de profissionais de saúde, ajustadas às necessidades do paciente. A frequência e a duração dessas visitas serão determinadas pelo plano de cuidado estabelecido em conjunto com o paciente, sua família e a equipe de Assistência Domiciliar.
Nos casos de alta complexidade, no entanto, pode ser necessária a presença de um profissional de saúde por 24 horas na casa do paciente. Quando a recomendação médica é pela Internação Domiciliar, há turnos previstos de 12h ou 24h, em situações que podem demandar o cuidado supervisionado e o uso de aparelhos como suporte por ventilação mecânica.