Benefícios de ter gatos e cachorros em casa e dicas de convívio durante o Home Care
Para quem está em tratamento de saúde, há muitos benefícios em ter gatos e cachorros em casa. Entenda e veja dicas de convívio durante o Home Care.
O convívio com gatos, cachorros e outros pets em casa é saudável para todos da família – não só pela alegria que trazem ao ambiente, mas porque podem também trazer conforto emocional quando alguém está doente ou em tratamento longo de saúde.
Os bichinhos nos fazem companhia, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, além de trazer senso de propósito e responsabilidade. Não por acaso, eles vêm sendo cada vez mais utilizados como aliados na recuperação de pacientes em hospitais ou no próprio domicílio.
Quais os benefícios do convívio com pets em casa?
Na literatura científica, existe um grande número de estudos abordando o impacto positivo da nossa interação com animais domésticos. Um dos mais importantes é a ajuda que eles nos dão no combate ao sedentarismo. Pessoas com cachorros em casa tendem a se exercitar mais, caminhar ao ar livre, e com isso vêm todos os benefícios de praticar atividades físicas: como a melhora da qualidade do sono e a redução da pressão arterial.
Em 2019, um estudo publicado no Journal of the American Heart Association mostrou que, entre os participantes, ter um cachorro em casa reduziu em até 31% o risco de morte por doença cardiovascular e em até 24% a chance de mortalidade por qualquer motivo.
Há também os efeitos na saúde emocional e mental: pets favorecem a sociabilidade em adultos e crianças, além de ajudarem a atenuar a sensação de solidão. Fazer carinho, brincar ou apenas manter contato visual com cães e gatos libera ocitocina no cérebro, reduzindo o nosso nível de estresse.
Mas há outros benefícios menos evidentes. No geral, ter animais domésticos favorece a manutenção de uma rotina mais estruturada, graças ao senso de responsabilidade e propósito necessários para poder cuidar de outro ser vivo.
Por isso, animais domésticos vêm sendo usados de forma terapêutica de formas variadas em uma série de ambientes, de hospitais das redes pública e privada a creches e casas geriátricas. A Terapia Assistida por Animais (TAA), ou simplesmente Pet Terapia, é a participação de animais durante o tratamento de alguma doença.
Em alguns hospitais, já é atestado que a presença dos pets pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e ajudar a encurtar a duração da internação dos pacientes.
E quais os cuidados importantes com animais domésticos durante o Home Care?
Como já vimos, ter gatos e cachorros em casa pode ter um impacto expressivo na qualidade de vida dos moradores, e os animais podem ser importantes aliados na manutenção do bem-estar durante um tratamento de saúde.
Entretanto, alguns cuidados são necessários para que a convivência não gere intercorrências durante o período de tratamento de saúde em casa (ou Home Care).
Os principais deles são:
- Evitar contato direto e indireto do animal com lesões ou feridas e com dispositivos como ostomias (gastrostomia, traqueostomia e outras), cateteres, medicamentos e
materiais de curativos. - Ter cuidado especial com a limpeza de todos os ambientes da casa, principalmente no cômodo onde está o paciente.
- Ter atenção com o trânsito do animal na casa quando há risco de queda (em pacientes com bengalas, muletas e andadores, por exemplo).
- Monitorar as reações dos pets à presença de pessoas estranhas na casa, evitando ataques e sensação de insegurança à equipe de saúde.
Sobre a Home Doctor
Empresa brasileira pioneira em Atenção Domiciliar (Home Care), com 30 anos de atuação, a Home Doctor apoia todas as iniciativas referentes à segurança do paciente e orienta seus profissionais a adotarem os protocolos recomendados para tratamentos eficientes e seguros.
Visite nossa loja virtual para conhecer nossos serviços.