O que são cuidados paliativos e no que consiste o Paliar Home

Conheça o Paliar Home, programa da Home Doctor de cuidados paliativos voltados para o atendimento domiciliar de pacientes.

7 de março de 2024
Home Doctor
4 minutos para ler
O que são cuidados paliativos e no que consiste o Paliar Home

Reconhecidos como um direito humano universal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos existem para oferecer alívio ao sofrimento de pessoas que tenham doenças crônicas, progressivas ou incuráveis e outros casos graves.

O objetivo desse conjunto de ações é trazer o máximo de qualidade de vida, conforto e dignidade, oferecendo um sistema de suporte que possibilite que o paciente viva tão ativamente quanto possível. A OMS aponta que devem existir políticas públicas que garantam o acesso a cuidados paliativos de qualidade em todos os níveis de atenção à saúde.

A importância dos cuidados paliativos

Os cuidados paliativos podem ser integrados em qualquer momento do tratamento; quanto antes, melhor. Para isso, é preciso ter uma equipe multidisciplinar que faça uma avaliação primorosa do paciente, tanto da esfera física, relacionada à doença em si, quanto da biografia da pessoa, junto de seus desejos, valores e planos. A equipe pode ser formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e farmacêuticos.

Entre os exemplos de cuidados paliativos estão a prevenção e o alívio de sintomas físicos, claro, mas também psíquicos, sociais e espirituais. O plano terapêutico deve incluir o apoio ao núcleo familiar do paciente, melhorando o humor e o bem-estar emocional de todos, e integrar na comunicação a reafirmação da vida e da morte como processos naturais.

Cuidados paliativos no Brasil e no mundo

Dados divulgados em 2020, na segunda edição do Atlas de Cuidados Paliativos, da Aliança Mundial de Cuidados Paliativos em parceria com a OMS, mostraram que 56,8 milhões de pessoas em todo o mundo precisavam de cuidados paliativos. Desse total, 25,7 milhões estavam em seu último ano de vida. A tendência é que esses números dobrem até 2060.

No Brasil, a qualidade de oferta desses cuidados melhorou de 2014, primeira edição do Atlas, para 2020. O país passou da categoria 3a, que oferecia cuidados paliativos de maneira isolada e com financiamento dependente de doações, ao nível 3b, em que há prestação desse serviço de maneira generalizada, com fontes de financiamento, centros de treinamentos e mais serviços disponíveis para a população.

Segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), em 1980 foi implantado o primeiro serviço de cuidados paliativos no país. Mas foi a partir dos anos 2000 que houve um aumento expressivo na área. Em 2022, foram registrados 128 novos serviços, um aumento de 54,7% em relação ao Atlas anterior, de 2019. “A evolução destaca o crescente reconhecimento e engajamento na área de cuidados paliativos em todo o país”, escreveu a instituição no último Atlas nacional.

Programa Paliar Home

Pensando em dar todo suporte necessário para pessoas que precisam de cuidados paliativos, a Home Doctor criou o programa Paliar Home, que atua conforme a metodologia internacional NEWPALEX®️, um sistema de excelência em cuidados paliativos da organização espanhola New Health Foundation.

O Paliar Home oferece todos os recursos para que um paciente receba os cuidados paliativos em casa da melhor forma possível. Eles são oferecidos por uma equipe multidisciplinar em trabalho interdisciplinar, já que os profissionais precisam estar sempre em contato para avaliar e abordar as necessidades específicas de cada paciente.

A equipe é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, conselheiro espiritual e de forma complementar pode contar com outros profissionais. São realizadas visitas periódicas ao paciente e também há atendimento de emergência pré-hospitalar e fornecimento de materiais e de medicações, se assim for necessário.

Saiba tudo que a Home Doctor pode fazer pela sua saúde em homedoctor.com.br.

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais