Entenda sobre infecções do trato respiratório no Home Care: sintomas e prevenção
Entenda a incidência, os sintomas e as medidas de prevenção das infecções do trato respiratório na Atenção Domiciliar (Home Care).
Você sabia que as infecções do trato respiratório são as mais comuns no Home Care?
O serviço de Atenção Domiciliar, mais conhecido como Home Care, é aquele que complementa ou substitui a assistência ao paciente no hospital. Ele permite a continuidade do tratamento no conforto do lar – processo conhecido como desospitalização.
Além de ter tratado em seu lar, doce lar, o Home Care tem se mostrado uma alternativa eficiente no combate a infecções, que são menos frequentes e menos graves do que em ambientes hospitalares. Ou seja, é uma alternativa de cuidados em saúde com vantagens quanto à segurança do paciente.
Ainda assim, como em todo atendimento a pacientes, há riscos que devem ser levados em conta com muita atenção, para serem mitigados. Ainda mais porque, dentre os pacientes de Home Care, prevalecem idosos, com diversas comorbidades e com receita de vários medicamentos simultâneos, e pacientes crônicos, muitos com uso de dispositivos invasivos, como traqueostomia com ventilação mecânica, cistostomia e acesso intravenoso central. Essas situações aumentam a suscetibilidade para infecções.
Segundo estudo do Instituto Home Doctor de Ensino e Pesquisa, as infecções mais comuns em casa são as de trato respiratório e trato urinário.
Infecções do trato respiratório no Home Care
A infecção domiciliar é definida quando ocorre 72 horas após o início do tratamento em Home Care, em pacientes que não tinham sintomas ou doenças em incubação quando os cuidados começaram.
Entre as infecções mais comuns estão gripe, sinusite, amigdalite, laringite, bronquite, bronquiolite e pneumonia. A ocorrência de doenças de trato respiratório pode vir de diversos fatores. Lembrando que a grande maioria são infecções causadas por vírus. A avaliação médica é fundamental para o diagnóstico correto.
Conheça os sintomas de infecções do trato respiratório
- Surgimento ou aumento de tosse;
- Surgimento ou aumento de expectoração (tosse com eliminação de pus, muco ou sangue);
- Surgimento ou aumento de purulência do escarro (catarro esverdeado);
- Febre;
- Dor na região do peito ou costelas e que piora ao respirar fundo, tossir ou espirrar (dor pleurítica);
- Surgimento ou piora de achados no exame físico do tórax (como roncos e respiração brônquica);
- Dificuldade para respirar (como falta de ar e frequência maior do que 25 ciclos respiratórios por minuto).
Quais as medidas de prevenção de infecções do trato respiratório no Home Care?
- Realizar a higienização das mãos conforme os cinco momentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS);
- Manter a cabeceira do leito erguida entre 30° e 45°;
- Pausar a dieta na manipulação do paciente;
- Realizar higiene oral cuidadosa;
- Aspirar secreções conforme a necessidade de cada paciente;
- Realizar os protocolos de higienização
- Se atentar ao prazo de trocas de dispositivos de terapia respiratória;
Sobre a Home Doctor
Empresa brasileira pioneira em Atenção Domiciliar (Home Care), com 30 anos de atuação, a Home Doctor apoia todas as iniciativas referentes à segurança do paciente e orienta seus profissionais a adotarem os protocolos recomendados para tratamentos eficientes e seguros. A empresa tem o selo de qualidade Internacional Qmentum™, uma metodologia que orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.