Entenda o que é evento adverso no Home Care e quando enviar uma notificação
Saber o que é evento adverso no Home Care é fundamental para garantir a segurança do paciente. Veja como identificar e notificar a empresa responsável.
Sabe quando você vai fazer um exame no hospital ou acompanhar alguém em uma internação e o enfermeiro oferece aquela pulseirinha de identificação escrito “risco de queda”?
Esse é um exemplo de medida de prevenção a eventos adversos – a queda, no caso – que podem acometer qualquer pessoa em um tratamento ou procedimento de saúde. No Atendimento Domiciliar, mais conhecido como Home Care, não é diferente.
Mas o que é o chamado evento adverso, na saúde? É qualquer ocorrência inesperada, indesejável ou potencialmente perigosa, no contexto de um atendimento de saúde, e que não se refere à evolução natural da doença.
Eventos adversos podem acontecer tanto por falhas em processos – como erros de administração de medicamentos – quanto por acidentes – como quedas do leito.
Por isso é cada vez mais comum você se deparar com estratégias de redução de riscos, no caso do domicílio, essas estratégias são adaptadas.
No Home Care, a identificação de eventos adversos e a sua comunicação para a empresa devem ser feitam da maneira mais rápida possível. Assim as melhores providências podem ser tomadas com agilidade. Primeiro acione a central de urgência e emergência, quando se tratar de um caso com intercorrência clínica e após, realize notificação em nossos canais.
Quais são os eventos adversos que podem acontecer no Home Care?
- Lesões de pele, como por pressão
- Acidentes envolvendo quedas, queimaduras e fraturas
- Suspeita de broncoaspiração, engasgos em excesso, tosse, falta de ar e alterações respiratórias
- Reações adversas a medicamentos ou outros possíveis problemas relacionados a fármacos ou alergias
- Erro na administração de medicamentos ou de dietas
- Falhas observadas em equipamentos e materiais
Todos eles devem ser prontamente notificados à empresa de Home Care, para medidas imediatas visando a segurança do paciente.
O que é segurança do paciente?
Segurança do paciente é um termo usado para descrever uma estrutura de procedimentos, comportamentos, tecnologias e ambientes voltados a reduzir a ocorrência de lesões e danos em pacientes que estão passando por tratamentos de saúde em clínicas, hospitais e outros locais de atenção à saúde.
Esse movimento em direção a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos vem ganhando força no mundo todo, principalmente a partir dos anos 2000, e se aplica à Atenção Domiciliar (ou Home Care).
O Home Care, inclusive, tem se mostrado uma alternativa eficiente no combate a infecções, por exemplo – estudos mostram que no tratamento a domiciliar as infecções são menos frequentes e menos graves do que em ambientes hospitalares. Ainda assim, como em qualquer ambiente de assistência à saúde, há riscos e há procedimentos próprios para reduzi-los.
O que fazer em caso de eventos adversos no Home Care
A Home Doctor, empresa brasileira pioneira em Atenção Domiciliar, com 30 anos de atuação, apoia todas as iniciativas referentes à segurança do paciente e orienta seus profissionais a adotarem os protocolos mais avançados para tratamentos eficientes e seguros.
Incentivamos que qualquer incidente seja notificado para podermos, com agilidade, revisitar nossos processos e estabelecer novas ações para a segurança do paciente e de nossos profissionais.
Em caso de eventos adversos, a Home Doctor deve ser acionada por meio do preenchimento de um formulário no site com a data, um resumo detalhado da ocorrência, o nome completo do paciente e sua data de nascimento.
Ficou claro o que é evento adverso no Home Care? Em caso de dúvidas, entre em contato com a Home Doctor.