Qual o papel do farmacêutico na Atenção Domiciliar?

As atribuições e o papel do farmacêutico são fundamentais no Home Care. Veja o que esperar do profissional durante o atendimento em casa.

22 de fevereiro de 2024
28 de fevereiro de 2024
Home Doctor
5 minutos para ler
Qual o papel do farmacêutico na Atenção Domiciliar?

Para alguns pacientes, o fim de um período de internação hospitalar marca o início de uma nova etapa de cuidados que serão realizados em sua própria casa. A necessidade de atenção continuada pode atender casos de doenças crônicas, hipertensão, diabetes, pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou aquelas que têm dificuldades de locomoção, só para citar alguns exemplos.

Nessas e em tantas outras situações em que o paciente não precisa mais ficar no hospital, mas segue precisando de cuidados em saúde, o serviço de Home Care é uma opção com diversos benefícios. Seja qual for o tipo de tratamento, o papel do farmacêutico na Atenção Domiciliar é fundamental. É ele quem vai orientar para que os medicamentos sejam administrados de forma correta, segura e eficaz, além de acompanhar o paciente ao longo de todo processo.

Quais são as atribuições do farmacêutico no Home Care?

  • Avaliar a prescrição dos medicamentos, conferindo dose, via de administração e posologia – ou seja, que quantidade de medicamento e que tipo de aplicação são indicados, além do número de vezes que eles devem ser administrados a cada dia.
  • Indicar a dosagem correta para cada horário em que os medicamentos devem ser tomados – e se devem ser administrados em jejum, junto às refeições, ou à noite.
  • Orientar familiares e/ou cuidadores sobre a forma correta de armazenar e tomar os medicamentos, bem como sua indicação.
  • Alertar sobre interações que devem ser evitadas, como em caso de ingestão simultânea a outros medicamentos ou alimentos.
  • Apoiar e orientar sobre os sinais de alerta em caso de reação adversa e observar possíveis efeitos adversos.
  • Contribuir com a equipe multiprofissional que atende o paciente, no que se refere a uma gestão segura e racional dos medicamentos, identificando de forma individualizada a melhor proposta terapêutica.

Cuidados com prescrição e administração de remédios

No serviço de home care da Home Doctor, uma equipe de farmacêuticos é quem gerencia os medicamentos, seguindo as prescrições médicas. Para que tudo funcione da melhor forma, temos um Centro de Atenção à Prescrição, o CAP. Lá, nossos farmacêuticos analisam as prescrições e acompanham os casos de risco antes da entrega dos medicamentos aos pacientes.

Há uma equipe farmacêutica que supervisiona o processo desde a compra, a separação até a entrega na casa do paciente e a sua administração. Esse protocolo previne erros, interações adversas, e garante a rastreabilidade dos produtos e dos processos.

Depois dessa análise, os medicamentos são identificados, armazenados de forma correta e enviados de forma individualizada para o tratamento de cada paciente. Essa é uma forma de auxiliar os pacientes, seus familiares e cuidadores a administrar os medicamentos segundo dose, via e horário certo.

Um momento fundamental do trabalho dessa equipe é quando o paciente vai fazer a transição da internação hospitalar para receber cuidados de saúde em casa. É realizada uma avaliação da prescrição médica considerando todos os aspectos que envolvem a saúde do paciente: quais os medicamentos prescritos, sua indicação terapêutica, posologia, dose e possíveis interações medicamentosas. Essa verificação é conhecida no meio médico como reconciliação medicamentosa.

Periodicamente, caso seja identificada alguma necessidade, a equipe médica faz uma reavaliação do quadro e adequação para a nova realidade.

Dicas da gerente farmacêutica Andréia Cordeiro, da Home Doctor, para cuidados com os medicamentos na continuidade do tratamento em casa

  • Os medicamentos com data de validade mais próxima devem sempre ser usados primeiro.
  • Sempre que houver ajustes na prescrição médica, separe os itens suspensos. Eles devem ser guardados em local seguro, para não misturarem com os que permanecem prescritos.
  • Medicamentos nunca devem ser guardados com produtos de limpeza, de perfumaria ou com alimentos. Eles devem ser mantidos em lugar seguro, protegidos da umidade e fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Remédios que precisam ficar na geladeira devem ser guardados em recipientes apropriados, como potes plásticos com tampa, e não em caixas de isopor. Também não devem ficar na porta do refrigerador para evitar oscilações de temperatura.
  • Alterações de cor, textura, cheiro ou sabor dos medicamentos devem ser informadas ao farmacêutico, assim como embalagens violadas.
  • Medicamentos só devem ser retirados da embalagem na hora do uso, para preservar sua identificação e suas propriedades.

Leia mais sobre como armazenar medicamentos de forma correta.

Aqui na Home Doctor, pacientes em Home Care também podem ter orientação online com farmacêuticos sobre seu tratamento. Entre as dúvidas que podem ser respondidas estão a indicação e contraindicação de medicamentos, reações adversas, preparo e administração dos remédios, bem como interações medicamentosas.

Precisa de serviços médicos, de enfermeiros ou farmacêuticos? Visite nossa loja virtual e conheça todos os serviços que a Home Doctor oferece.

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais