7 cuidados para prevenção de escaras, ou lesões por pressão, no Home Care

Como cuidar do paciente acamado e evitar feridas na pele durante o atendimento domiciliar? Anote dicas essenciais para a prevenção de lesões por pressão.

14 de março de 2024
Home Doctor
5 minutos para ler
7 cuidados para prevenção de escaras, ou lesões por pressão, no Home Care

7 cuidados para prevenção das lesões por pressão no Home Care

As lesões por pressão, também conhecidas por escaras, são machucados ou feridas que aparecem na pele quando uma região fica contra uma superfície por longos períodos. Esses ferimentos podem acontecer com qualquer pessoa, mas são bastante comuns em idosos, quem têm mobilidade reduzida, ou quem passa muito tempo deitado, como determinados pacientes em Home Care – ou seja, que estão recebendo assistência médica diretamente no conforto do lar.

Entenda o processo que faz as feridas crônicas aparecerem

Como o corpo fica muito tempo na mesma posição, há um aumento da pressão em pontos em que o osso é mais evidente. Por causa dessa pressão, o fluxo sanguíneo diminui nas áreas pressionadas e falta oxigenação. Isso machuca a pele, e as lesões por pressão se manifestam.

Algumas condições contribuem para o aparecimento das feridas, como imobilização, idade avançada, pouca circulação sanguínea, umidade e desnutrição.

Como identificar e tratar as lesões por pressão?

Para iniciar os cuidados das lesões por pressão, é preciso que um médico ou enfermeiro primeiro confirme se são de fato lesões por pressão e/ou outro tipo de machucado. O profissional deve atentar a sintomas que podem ser leves, como vermelhidão, sensibilidade e dor, até bolhas, úlceras e a necrose da pele, que ocasionam infecções e perda de tecido. É preciso cuidado extra no controle da umidade corporal, o que pode contribuir para o aparecimento de lesões por pressão por conta de rupturas e maceração tecidual.

Em todos os casos, o tratamento inicial pode ser feito em casa, com limpeza frequente, para tentar frear a lesão. No caso da área perineal, usar sempre sabonete com pH neutro e manter o local livre de umidade. Pode ser preciso antibióticos e, em casos mais graves, até mesmo cirurgias para remoção do tecido morto e reconstrução da pele.

Veja cuidados que ajudam a evitar as lesões por pressão

  1. Boa alimentação, com nutrientes que possam suprir a necessidade de vitaminas do paciente.
  2. Beber água com frequência para manter o corpo sempre hidratado.
  3. Apoiar travesseiros entre as pernas quando a pessoa estiver deitada de lado, para diminuir a pressão entre os joelhos e os pés.
  4. Quando estiver sentado na cama, posicionar travesseiros por baixo dos joelhos, calcanhares e como apoio para os braços. Isso também traz segurança e ajuda a evitar que a pessoa deslize no colchão.
  5. Usar roupas leves e confortáveis e observar as condições da pele, para ter certeza de que está sempre limpa e seca.
  6. Evitar atrito e fricção na pele e procurar deixá-la sempre bem hidratada.
  7. Mudar a posição do paciente a cada duas horas (ou com mais regularidade, se assim for indicado), observando sempre o relógio de posicionamento, usado para ajudar cuidadores a controlar o procedimento de alternância de posição do paciente.

O que é um relógio de posicionamento e como ele funciona?

Um relógio de posicionamento, também conhecido como relógio de decúbito, é uma figura com o desenho de uma pessoa deitada na cama, e mostra para qual lado a pessoa cuidadora deve ajustar a posição do paciente a cada duas horas (ou menos, dependendo da indicação em alguns casos). Dessa forma, há um alívio dos pontos de pressão nas áreas de maior risco a fim de prevenir a formação de lesões por pressão. A imagem do relógio de posicionamento deve ser colocada na parede ou em algum local próximo a quem está realizando os cuidados. Assim fica mais fácil conferir corretamente a posição e o momento de cada mudança de posição.

Relógio de posicionamento

A primeira posição é o decúbito dorsal, ou seja, com a barriga para cima. No período seguinte, muda-se a posição para decúbito lateral esquerdo, que é quando o paciente fica deitado sobre a lateral esquerda do corpo. Em seguida, deve-se ajustar a posição para o outro lado, em decúbito lateral direito. A quarta posição deve ser novamente com a barriga para cima – dando, assim, continuidade à alternância.

Ao alterar a posição em que a pessoa está deitada, é importante sempre apoiar as regiões com maior pressão com travesseiros e almofadas. E, nas posições de lado, é preciso atenção para a perna de cima, que deve ficar levemente flexionada e repousando em uma almofada ou travesseiro.

Conheça todos os benefícios da Atenção Domiciliar para sua saúde em homedoctor.com.br.

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais