O que é e como funciona o processo de reabilitação de pacientes no Home Care

Muitas razões podem levar alguém a precisar passar por um processo de reabilitação, e o Home Care traz diversas vantagens para esses pacientes. Entenda mais.

26 de setembro de 2024
Home Doctor
4 minutos para ler
O que é e como funciona o processo de reabilitação de pacientes no Home Care

Muitas razões podem levar alguém a passar por um processo de reabilitação. Os serviços de reabilitação são necessários para pessoas que perderam a capacidade de exercer suas funções ou estão com algum tipo de dor.

Isso pode se aplicar a um paciente que lesionou o joelho, passou por uma cirurgia e precisa recuperar o movimento, que sofreu um AVC e precisa reaprender as atividades da rotina ou que tem uma doença pulmonar e precisa melhorar a capacidade do órgão, por exemplo.

Os tipos de processos de reabilitação

São muitos os tipos de reabilitação, a depender da natureza do problema de saúde: existe reabilitação neurológica, cardiopulmonar, oncológica, fonoaudiológica, ortopédica, entre outras.

Um processo de reabilitação pode envolver uma série de profissionais além dos médicos, como fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O trabalho coordenado foca em restabelecer ou compensar funções perdidas, tratar dores e inflamações e acompanhar outras questões que podem acometer o paciente, como as de saúde mental. A intensidade e a duração dos tratamentos varia, caso a caso.

Muitos pacientes podem receber tratamentos de reabilitação em consultório, mas aqueles com incapacidades mais graves podem precisar de assistência hospitalar, internação em um centro de reabilitação ou atendimento em Home Care.

Casos que podem demandar um processo de reabilitação:

  • Fraturas, amputações e lesões esportivas
  • Acidente vascular cerebral e outros distúrbios neurológicos
  • Comprometimento musculoesquelético de quadros clínicos como artrite e lesão da medula espinhal
  • Doenças cardíacas e pulmonares
  • Dores crônicas e fraqueza decorrente de doenças e procedimentos cirúrgicos
  • Tratamento de câncer

O processo de reabilitação no Home Care

A Atenção Domiciliar, também conhecida como Home Care, é uma alternativa eficaz para o tratamento de diversas condições médicas e traz muitas vantagens para os pacientes que estão se recuperando de uma cirurgia, acidente ou doença.

O atendimento multidisciplinar no conforto do lar faz com que a pessoa receba tudo o que precisa durante o seu processo de reabilitação sem se deslocar, o que traz um aumento significativo no bem-estar e ainda previne complicações que podem ocorrer em ambientes hospitalares.

Além disso, estar em casa cercado de familiares ajuda a reduzir o estresse e a aumentar a confiança durante a reabilitação, tornando-a menos penosa.

Benefícios de passar por um processo de reabilitação em Home Care

  • Serviço completo sem sair de casa e sem necessidade de múltiplas contratações: o paciente recebe a assistência multidisciplinar personalizada e ajustada às suas necessidades e não precisa se preocupar em encontrar diferentes profissionais e contratá-los por conta própria ou se deslocar a clínicas e hospitais.
  • Bem-estar e suporte emocional: passar por um processo de reabilitação em um ambiente familiar, acompanhado por entes queridos, faz toda a diferença para aplacar sentimentos negativos que podem acometer o paciente. Isso contribui para uma sensação de segurança e bem-estar, fundamentais para o sucesso do tratamento.
  • Tratamento humanizado e eficiente: estar em casa possibilita manter a vida mais próxima do normal, apesar dos desafios físicos. Com o Home Care, o paciente pode ir retomando suas atividades aos poucos em seu ambiente conhecido com todo o apoio de uma equipe de profissionais qualificados.

Sobre a Home Doctor

A Home Doctor, empresa brasileira pioneira em Atenção Domiciliar, com 30 anos de atuação, oferece uma série de cuidados de saúde em casa, como a Assistência Domiciliar e a Internação Domiciliar. Provemos serviços voltados a diversos processos de reabilitação, de pós-operatório de cirurgias plásticas a pacientes com sequelas de patologias ou de acidentes que reduziram sua capacidade funcional.

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais