Saiba quem são os profissionais de saúde que fazem parte de uma equipe de Home Care
Para que o tratamento domiciliar seja efetivo para os pacientes, é necessário contar com uma equipe interdisciplinar de profissionais de saúde. Descubra quem são eles!
Os profissionais que fazem parte da equipe técnica da Atenção Domiciliar têm a função de prestar assistência clínico-terapêutica e psicossocial no domicílio do paciente. Atuam médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.
A definição de quais profissionais cada paciente terá em seu tratamento, assim como a frequência de visitas, é realizada após a avaliação do caso clínico e definição das necessidades assistenciais passíveis de serem realizadas em Home Care.
Vamos, agora, falar sobre cada um desses profissionais:
Médicos
Quando o paciente tem indicação em seu Plano de Atenção Domiciliar (PAD) para consultas médicas, o médico da empresa de Home Care (médico visitador) trabalha em conjunto com o médico assistente.
Médico assistente
Responsável pelo paciente, o médico assistente participa ativamente do atendimento domiciliar: é ele quem avalia e define as melhores condutas. Esse profissional pode ser particular (contratado pela família) ou credenciado ao plano de saúde.
Médico visitador
É o médico responsável pelo gerenciamento do atendimento domiciliar. Faz visitas periódicas e tem autonomia para conduzir o caso clínico ou auxiliar o médico assistente. Em conjunto, eles alinham a abordagem terapêutica.
Enfermeiro visitador
O enfermeiro de Home Care realiza atendimento especializado na casa do paciente, seja na Assistência Domiciliar ou na Internação Domiciliar. Tem atribuições técnicas com relação aos cuidados da pessoa atendida, supervisiona a equipe de enfermagem, gerencia medicamentos, materiais e equipamentos dentro do domicílio e capacita o cuidador.
Esse profissional também tem papel fundamental na comunicação. É ele quem faz a gestão das informações a respeito do paciente e da família – o enfermeiro visitador repassa instruções dadas pela prestadora do serviço de Atenção Domiciliar e orienta quanto a processos da empresa e rotinas administrativas e técnicas.
Técnico de enfermagem
Este é o responsável pelos cuidados técnicos, previstos no plano de Atenção Domiciliar determinado pelo médico. Entre esses procedimentos, estão a aplicação de medicamentos injetáveis e a realização de curativos complexos ou outras ações que exijam formação técnica para sua realização. O técnico de enfermagem pode permanecer no domicílio em turnos ou executar procedimentos pontuais, conforme a necessidade clínica da pessoa atendida.
Fisioterapeuta
O fisioterapeuta tem atuação variada na Atenção Domiciliar. É indicado a pacientes com necessidades de reabilitações respiratórias, motoras e/ou neurológicas. Também pode ser o responsável por fornecer orientações no que diz respeito à adaptação da pessoa atendida a atividades do cotidiano. A partir da avaliação inicial, elabora-se um plano de assistência adequado à realidade do paciente. Um dos objetivos é reabilitar e prevenir deformidades ósseas e articulares, para que esse paciente possa ter mais qualidade de vida.
Fonoaudiólogo
No Home Care, o fonoaudiólogo cuida da reabilitação da deglutição do paciente. Frequentemente, esse profissional atua nos quadros de disfagias e na prevenção do risco de broncoaspiração, dando orientações sobre alimentos, utensílios e forma correta de ingestão.
Psicólogo
O atendimento psicológico pode ser indicado tanto para o paciente quanto para a família, que recebem apoio no processo de aceitação e compreensão da nova condição de saúde e das limitações que ela pode acarretar. Esse profissional dá suporte para que todos os envolvidos aprendam a lidar com as mudanças decorrentes de um momento muitas vezes delicado.
Serviço Social
O assistente social é um facilitador no processo de adaptação às rotinas do Home Care. Ele ajuda na compreensão do contexto familiar e suas particularidades, avalia o impacto social do adoecimento do paciente para a família e sugere ou realiza os possíveis arranjos para que todos se adaptem à nova realidade. Nesse sentido, esse profissional analisa o ambiente domiciliar, verificando as condições de infraestrutura e acessibilidade, para garantir a segurança do paciente e da equipe envolvida no processo.
Nutricionista
O nutricionista elabora e orienta um plano de cuidados nutricionais individualizado, para contribuir para a recuperação da saúde da pessoa atendida. Esse profissional é quem acompanha os pacientes em risco nutricional, determina a via mais adequada para a alimentação e orienta familiares e equipe de enfermagem quanto a aspectos dietéticos, preparação, manipulação, armazenamento e administração da dieta indicada.