6 dicas de cuidados com o uso de fralda geriátrica​​​ para evitar feridas e assaduras

Para evitar assaduras e ferimentos durante o uso de fralda geriátrica no Home Care, é importante adotar alguns cuidados. Veja nossas dicas.

21 de novembro de 2024
Home Doctor
3 minutos para ler
6 dicas de cuidados com o uso de fralda geriátrica​​​ para evitar feridas e assaduras

É muito comum o uso da fralda geriátrica, de forma permanente ou temporária, em pacientes tratados em Home Care. As fraldas são itens de higiene cuja função é absorver urina e fezes, proporcionando conforto e segurança para pessoas com mobilidade reduzida ou incontinência. Elas possuem tecnologia antiodor e são absorventes.

Para evitar desconfortos e possíveis complicações de pele devido ao microclima, como assaduras e dermatite associada à incontinência (DAI), é preciso ter atenção a alguns detalhes. Trocas regulares, higienização adequada e o uso de produtos protetores são alguns cuidados que devem fazer parte da rotina de Home Care.

Veja nossas dicas para evitar assaduras e ferimentos com o uso de fralda geriátrica na Atenção Domiciliar.

1- Escolha do tamanho correto

Fraldas geriátricas muito apertadas podem causar pressão e irritação, enquanto as muito folgadas têm maior risco de vazamento. O tamanho certo garante proteção eficiente, liberdade de movimentos e maior conforto ao paciente.

2- Trocas regulares

O familiar ou cuidador deverá sempre avaliar a presença de sujidade na fralda, lembrando que elas possuem capacidade de absorção. Caso note a presença de fezes e extravasamento, esta deverá ser trocada imediatamente ou, caso contrário, a cada 4 horas.

3- Higienização adequada

Ao trocar a fralda, é importante limpar a pele do paciente usando água e sabão neutro. A higienização deve ser feita de forma delicada, sem fricção, e a pele deve ser completamente seca antes da colocação da nova fralda.

4- Uso de produtos protetores

Depois da higienização, pode-se aplicar emolientes para hidratação ou pomadas preventivas para assaduras.

5- Monitoramento contínuo da pele

Na hora da troca da fralda geriátrica, é importante inspecionar se há danos à pele, para avaliar possíveis dermatites, feridas, entre outros aspectos, de forma que se identifique problemas precocemente.

6- Roupas respiráveis

Escolha roupas mais folgadas, de preferência de algodão, evitando tecidos sintéticos e modelos apertados.

Importante: se houver mudança no aspecto da pele ou secreções na região que fica em contato com a fralda geriátrica, consulte o enfermeiro do Home Care que está atendendo o paciente ou entre em contato com nossa central, para avaliação e indicação dos cuidados adequados. O familiar ou cuidador pode fazer um registro diário da evolução dos fatores de risco para dermatite e outras lesões.

Conheça a Home Doctor

Está em busca de atendimento Home Care? A Home Doctor tem 30 anos de pioneirismo em atenção e internação domiciliar no Brasil, e tem também uma loja virtual cheia de serviços de saúde para quem quer ser cuidado no conforto do lar – de aplicação de medicações endovenosas a suporte ventilatório, plantão de enfermagem e fisioterapia. Confira as opções e tire suas dúvidas com a nossa equipe.

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais