Conheça os principais tipos de equipamentos médicos da rotina de Home Care
Para auxiliar e facilitar no tratamento do paciente em casa, confira uma lista de equipamentos para Home Care que fazem parte da rotina de atenção médica.
Quem tem um familiar hospitalizado está sempre torcendo para o fim da internação. Muitas vezes, a alta acontece, mas o dia a dia de cuidados especializados em saúde segue necessário, podendo ser feito em casa.
Esse é o modelo chamado de Atenção Domiciliar, mais conhecido como Home Care. Ele pode incluir algumas consultas periódicas e administração de medicamentos em casa, ou pode ser mais intensivo, por exemplo, com a presença de um técnico de enfermagem todos os dias no domicílio, e de equipamentos de suporte à vida, como ventilador pulmonar.
Nos dois casos, junto com a boa notícia de sair do hospital e ser cuidado no aconchego do lar, vem a necessidade de preparar a casa para esse novo momento de tratamento. Adequar alguns ambientes, escolher quem será o cuidador, familiar ou pessoa contratada, que ficará a cargo dos cuidados não especializados (como alimentação e higiene do paciente) e também adaptar os espaços para acomodar equipamentos médicos e itens necessários em um tratamento em Home Care.
Conheça alguns deles, e como eles funcionam, nessa lista de equipamentos médicos para Home Care. Eles são escolhidos caso a caso, conforme indicação médica para cada paciente:
Concentrador de oxigênio
Este equipamento armazena e filtra as moléculas de oxigênio. O ar é retirado do ambiente, purificado, concentrado e enviado para o paciente por meio de uma máscara ou cateter nasal. Ele funciona com energia elétrica e é o mais indicado para a oxigenoterapia domiciliar – tratamento em que a pessoa recebe oxigênio em casa.
Pacientes com indicação de uso de concentrador para fazer a suplementação de oxigênio precisam ter um cilindro de oxigênio reserva para emergências, como falta de energia elétrica ou caso o concentrador tenha algum problema. O cilindro reserva deve estar sempre cheio (com o manômetro de pressão acima de 50 Kgf/cm2) e como ele não precisa de energia elétrica para funcionar, pode substituir o concentrador.
Ventilador mecânico
Auxilia na respiração dos pacientes e garante uma troca gasosa adequada. Para que ele funcione da melhor forma, é preciso trocar circuitos e filtros periodicamente e garantir que ele esteja sempre ligado ao nobreak, para que a ventilação fique garantida em caso de falta de energia elétrica.
Aspirador elétrico ou cirúrgico
São usados por pacientes que não conseguem fazer a higiene adequada dos brônquios. O aspirador nunca deve ser ligado ao nobreak, pois pode receber uma sobrecarga elétrica e queimar. Seu item de segurança é o sistema Venturi, que é um frasco de aspiração acoplado ao cilindro de oxigênio. Ele só deve ser usado em emergências, quando o aspirador não funcionar ou se faltar energia elétrica.
Inaladores
São utilizados para umidificar as vias aéreas, fluidificar secreções pulmonares ou quando é necessário administrar medicamentos por inalação. Fornecem um fluxo de ar comprimido e são indicados a todos os pacientes que não precisam de suplementação de oxigênio. Nunca devem ser ligados ao nobreak.
Nobreak
É um aparelho que fornece energia de emergência quando há quedas na rede elétrica. Ele é exclusivo para os pacientes que precisam de ventilação mecânica contínua – seja invasiva (por traqueostomia) ou não-invasiva (por máscara).
Entre os cuidados necessários estão deixar o nobreak sempre conectado à rede elétrica e ligado diretamente na tomada, sem usar extensões, adaptadores ou réguas. Isso garante que a carga permaneça completa para emergências. Nenhum outro equipamento ou eletrodoméstico deve estar ligado ao nobreak, somente o ventilador mecânico.
Como preservar o funcionamento dos equipamentos médicos para cuidado em casa
É preciso ter algumas precauções rotineiras com vários produtos para home care, para evitar panes elétricas e paradas repentinas de funcionamento. A primeira delas é sempre usar o equipamento de acordo com as orientações dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado domiciliar, como usar corretamente os filtros internos e externos de cada um deles.
Também é vital evitar deixar líquidos próximos aos equipamentos elétricos, e ter atenção para não enrolar, torcer ou dobrar seus cabos de energia, para não serem danificados. O ideal é sempre ajustar os parâmetros de uso dos equipamentos para home care com a ajuda de profissionais de saúde.