Entenda a importância da vacinação dos idosos em Home Care
A vacinação dos idosos em atendimento domiciliar é essencial para proteger os pacientes e seus familiares. Veja os benefícios de manter a carteirinha em dia.
A vacinação de idosos é um tema de grande importância, que demanda atenção de famílias e governos, especialmente para promover campanhas de conscientização da sociedade.
Essa é uma população com maior vulnerabilidade a infecções graves, e quando há doenças crônicas e necessidade de tratamento de saúde domiciliar, a vacinação é ainda mais fundamental.
Como as vacinas estimulam o organismo a produzir anticorpos, manter em dia a imunização dos mais velhos é essencial não apenas para prevenir o aparecimento de doenças como gripe e pneumonia, mas também para evitar a evolução para quadros mais graves.
Embora o sistema imunológico dos idosos possa não responder tão robustamente quanto o de pessoas mais jovens, a vacina ainda oferece proteção significativa. Essa resposta é especialmente importante para aqueles em Home Care, onde condições de saúde preexistentes podem amplificar os riscos.
Proteção o paciente e a família
Idosos que convivem com doenças crônicas, como diabetes, insuficiência cardíaca ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), estão ainda mais propensos a sofrer complicações graves devido a infecções respiratórias. A gripe, por exemplo, pode desencadear crises em pacientes com problemas cardíacos ou respiratórios, enquanto a pneumonia pode ser fatal em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.
Além de prevenir doenças primárias, a vacinação dos idosos reduz o risco de complicações secundárias. Em pacientes em recuperação de cirurgias, uma infecção adicional pode comprometer a recuperação e aumentar o tempo de convalescença.
Outro benefício da vacinação dos idosos no Home Care é a redução do uso de antibióticos, que muitas vezes são necessários para tratar complicações de infecções bacterianas. A imunização diminui a incidência dessas infecções, contribuindo para a redução do risco de resistência antimicrobiana (ou a criação de superbactérias), um problema crescente no mundo todo.
E a vacinação não protege apenas os idosos, mas também as pessoas ao redor deles, como cuidadores e familiares, ao reduzir a circulação de agentes infecciosos no ambiente doméstico.
Calendário de vacinação do idoso
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) mantém um calendário vacinal específico para pessoas com mais de 60 anos. Algumas são gratuitas, disponíveis na rede pública, e outras não.
São elas:
- Influenza (gripe)
- Pneumocócicas conjugadas VPC20, VPC15 ou VPC13 e polissacarídica VPP23
- Herpes zóster (para idosos não vacinados previamente)
- Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP Dupla adulto (difteria e tétano) – dT
- Hepatite B (para idosos não vacinados previamente)
- Febre amarela (para idosos não vacinados previamente)
- Vírus Sincicial Respiratório (a partir dos 60 anos para pessoas com maior risco de evolução grave ou descompensação da doença de base pela infecção pelo VSR, e rotina a partir dos 70 anos, independente de fatores de risco)
Ainda estão previstas outras vacinas para situações especiais:
- Hepatite A (após avaliação sorológica ou em situações de exposição ou surtos)
- Hepatites A e B (quando recomendadas)
- Meningocócicas conjugadas ACWY ou C (surtos e viagens para áreas de risco)
- Tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola (situações de risco aumentado)
Conheça a Home Doctor
Está em busca de atendimento Home Care? A Home Doctor tem 30 anos de pioneirismo em atenção e internação domiciliar no Brasil, e tem também uma loja virtual cheia de serviços de saúde para quem quer ser cuidado no conforto do lar – de aplicação de medicações endovenosas a suporte ventilatório, plantão de enfermagem e fisioterapia. Confira as opções e tire suas dúvidas com a nossa equipe.