O que é um selo de acreditação em saúde e qual a sua importância

A acreditação em saúde busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor por meio de requisitos previamente definidos. Entenda mais aqui.

25 de abril de 2024
Home Doctor
4 minutos para ler
O que é um selo de acreditação em saúde e qual a sua importância

Muito se fala de certificações nas empresas, mas muitas vezes é difícil entender o que de fato isso significa – e como isso beneficia o consumidor.

O primeiro ponto importante é que a acreditação, o termo mais usado no setor de saúde para certificação, é como um atestado de qualidade dado por organizações isentas. Ou seja, entidades externas avaliam os processos, normas e padrões de uma empresa.

As normas de padronização são o instrumento para se buscar garantir a qualidade de produtos e serviços. Para ser acreditada, uma empresa da área da saúde precisa passar por avaliações periódicas e atender aos requisitos estabelecidos pela certificadora.

A garantia de processos confiáveis e padronizados conforme as melhores práticas no mercado significa mais segurança para o paciente e sua família.

A acreditação de um hospital, clínica ou outro tipo de negócio de atenção em saúde, como o home care, é um processo voluntário e sistemático que pretende avaliar sua eficiência. Para essas instituições, conquistar um selo de uma certificadora respeitada é o reconhecimento de um trabalho bem feito em termos de segurança para o paciente, além de sinalizar ao seu público seu compromisso com padrões reconhecidos de qualidade.

Qual a importância de uma acreditação em saúde?

As certificações são rotinas importantes para o sistema de saúde porque exigem que as organizações avaliem constantemente seus processos e identifiquem as mudanças e os aprimoramentos necessários para oferecer um atendimento cada vez mais seguro, cuidadoso e eficiente.

Alguns dos fatores analisados nas acreditações em saúde são:

  • os protocolos de higienização e esterilização de materiais;
  • a prevenção e o controle de infecções hospitalares;
  • a confiabilidade de laudos e exames;
  • a qualificação dos profissionais;
  • o uso de tecnologia da informação, etc.

Quando as instituições optam por fazer parte de metodologias de acreditação em saúde, elas precisam estabelecer modelos de gestão, capacitar colaboradores e melhorar o desfecho clínico dos pacientes, por exemplo. As próprias certificadoras oferecem um conjunto de ferramentas que guiam esse processo e estimulam uma melhoria contínua de desempenho.

As certificações da Home Doctor

A Home Doctor, empresa pioneira em Atenção Domiciliar (Home Care) no Brasil, tornou-se em 2017 a primeira empresa latino-americana nesse setor a conquistar o nível mais alto da certificação Qmentum International™, da Health Standards Organization (antiga Accreditation Canada International). Com mais de 50 anos de atuação em mais de 40 países, essa metodologia rigorosa abriu caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessassem padrões globais de excelência e inovação.

E em 2023, a Home Doctor também começou o processo de implementação da metodologia NEWPALEX®️ no programa de cuidados paliativos a domicílio, o Paliar Home. A certificação é dada pela New Health Foundation, instituição espanhola presente em mais de 15 países que busca garantir cuidados integrais para pessoas com doenças avançadas e alto grau de dependência. O selo NEWPALEX®️ se baseia em uma série de recomendações específicas para o gerenciamento e organização de diferentes tipos de recursos e programas de cuidados paliativos – saiba mais sobre essa modalidade aqui.

“Buscar acreditações de qualidade reforça o nosso compromisso com o processo de melhoria contínua e preocupação com qualidade e segurança do paciente”, destaca a Dra. Heloísa Gaspar, superintendente clínica da Home Doctor.

Conheça todos os serviços da Home Doctor em nosso site.

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais