Como cuidar da autoestima de pacientes em atendimento domiciliar? Veja 5 dicas

Como cuidar da autoestima de pacientes é um grande desafio, principalmente, durante o atendimento domiciliar. Confira dicas práticas!

8 de maio de 2025
Home Doctor
4 minutos para ler
Como cuidar da autoestima de pacientes em atendimento domiciliar? Veja 5 dicas

Saber como cuidar da autoestima do paciente em home care pode ser um fator crucial para seu bem-estar e, consequentemente, para sua a saúde — ainda mais considerando que são diversas as situações capazes de ferir o senso de autonomia e valor próprio durante um tratamento.

A começar pela possível perda de autonomia. Depender de outras pessoas para os seus cuidados pode, sim, causar sentimentos conflitantes no paciente, esteja ele lidando com doenças crônicas, cirurgias ou com limitações da idade. Um estudo da Universidade de Cambridge mostrou que mais da metade dos pacientes com doenças autoimunes crônicas enfrentam sofrimento psicoemocional, como ansiedade e depressão. A pesquisa mostra que a situação é, em parte, consequência do modelo que foca nos sintomas da enfermidade e acaba deixando de lado o bem-estar psíquico dos indivíduos.

Essa é apenas uma das pesquisas que mostram que é preciso levar em consideração as variáveis psicológicas — autoestima inclusa —, já que elas afetam a adesão e comprometimento com o tratamento, a qualidade de vida e, ainda, a própria resposta do organismo.

Por que e como cuidar da autoestima do paciente em home care?

Ajudar a desenvolver essa questão pode beneficiar todos os envolvidos nos cuidados, desde familiares e pacientes até profissionais de saúde.

Veja, a seguir, 5 dicas de como cuidar da autoestima do paciente em atendimento domiciliar.

1. Ouça o seu paciente

Antes de mais nada, lembre-se que o paciente é uma pessoa – com sentimentos, dores, vulnerabilidades, crenças e preferências. Em vez de apenas impor o que deve ser feito, consulte-o e deixe transparecer que ele é parte decisória de como tudo deve ser feito. Assim, além de engajá-lo mais no tratamento, você também aumentará a autoestima de alguém que está fragilizado.

2. Promova a autonomia do paciente

Além de consultar o paciente sobre as decisões sobre seu tratamento e cuidados, incentive-o a realizar atividades que ele for capaz, sejam elas tomar banho, se alimentar, fazer a própria higiene, preparar suas medicações, ajudar no preparo das refeições, etc. Essa é uma forma de cuidar da autoestima e promover a sensação de controle, que podem estar de lado nesses pacientes.

3. Estimule o autocuidado

Ajude o paciente a cuidar da própria saúde incentivando-o a praticar atividades físicas (dentro das suas possibilidades), a ter comprometimento com a fisioterapia, a se preocupar com a sua alimentação, sua higiene e até mesmo a sua aparência é uma forma de cuidar da sua autoestima. Tudo isso pode trazer maior sensação de bem-estar e confiança.

4. Cuidado humanizado e individualizado

Cuide dessa pessoa como o indivíduo singular que ela é. Considerar suas necessidades e preferências é fundamental para fortalecer vínculos de confiança. Procure saber dos passatempos, histórias, conquistas, tudo o que for importante para o paciente e use isso para tornar o seu cuidado diferenciado.

5. Estimule o cuidado com a aparência

Experimente vestir o paciente com roupas confortáveis, mas que o agradem, assim como manter seus cabelos arrumados, a higiene pessoal em dia e estimular que façam maquiagem ou a barba com os devidos cuidados. É interessante que esses pacientes não percam a conexão consigo e com sua vaidade. Isso pode fazer a diferença em como cuidar da autoestima.

A Home Doctor pode ajudar a cuidar da autoestima do paciente

Receber o auxílio de profissionais qualificados faz toda a diferença para um cuidado eficiente. Com a Home Doctor é possível ter uma equipe especializada, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais preparados para dar suporte completo dentro de casa.

Além do atendimento técnico, nosso foco é criar um ambiente de confiança, no qual o paciente se sinta respeitado — e o cuidador, acolhido.

Nosso suporte psicológico entende as necessidades de quem está acamado ou fragilizado, oferecendo um cuidado especializado em aumentar a autoestima e o bem-estar.

Se você tem dúvidas sobre tratamento domiciliar ou outros serviços médicos em casa, acompanhe o nosso blog ou acesse nosso site.

Leia também:

Compartilhe com sua rede:

Deixe um comentário:

Assine a nossa newsletter!

    Acompanhe a gente nas redes sociais