4 pontos-chave para uma boa comunicação entre a equipe de saúde e o cuidador no Home Care

No Home Care, a comunicação entre a equipe de saúde e os cuidadores é um dos pilares para garantir um atendimento de qualidade. Confira quatro pontos-chave.

12 de dezembro de 2024
Home Doctor
5 minutos para ler
4 pontos-chave para uma boa comunicação entre a equipe de saúde e o cuidador no Home Care

O contato próximo entre paciente, sua família e equipe médica sempre foi um elemento importante para o sucesso de um tratamento de saúde. E quando falamos de atendimento domiciliar, em Home Care, não é diferente. A comunicação entre a equipe de saúde e os cuidadores que estão na casa do paciente é um dos pilares para garantir um atendimento de qualidade.

O cuidador é a pessoa que ajuda alguém debilitado, muito idoso ou em tratamento de saúde domiciliar em suas necessidades básicas do dia a dia. Ele pode ser um familiar do idoso/paciente, ou ser um profissional contratado, sem vínculo familiar. Ficam a cargo dele tarefas como alimentação e higiene pessoal do paciente, enquanto as tarefas próprias de profissionais de saúde ficam a cargo do técnico em enfermagem e de outros profissionais que trabalham na empresa especializada em home care à frente daquele tratamento em domicílio (saiba mais detalhes sobre o papel do cuidador em home care).

Como muitas vezes o cuidador é uma pessoa da família do paciente que não trabalha na área de saúde, é super importante que a empresa de home care dedique tempo a se comunicar com ele com clareza e detalhamento suficiente, para que ele possa compreender suas atribuições e os aspectos que precisa observar no paciente. O cuidador, por sua parte, precisa confiar e entender o papel da empresa que gerencia o tratamento, e estar atento ao que precisa ser observado e relatado para os profissionais de saúde diariamente.

Essa parceria empresa-cuidador deve ajudar na sistematização das tarefas a ser realizadas todo dia no domicílio e a troca constante de informações para que o estado clínico de cada um seja monitorado da forma correta.

Essa sinergia é vital para identificar precocemente alterações no estado do paciente e prevenir complicações. Os cuidadores são também olhos e ouvidos para equipe de saúde: suas observações do cotidiano são essenciais para contribuir com pareceres técnicos e resultados de exames, podendo mesmo ajustar condutas e garantir a eficácia das intervenções.

O Home Care demanda uma abordagem colaborativa, em que cada parte tem responsabilidades bem definidas. Os cuidadores, ao transmitirem informações detalhadas e seguirem as orientações médicas, fortalecem a confiança e promovem um ambiente de cuidado integrado. A comunicação bem-sucedida não apenas melhora os desfechos clínicos, mas também minimiza divergências, promove a segurança e eleva a qualidade de vida do paciente e de sua família.

Entenda mais sobre 4 pontos-chave da comunicação entre a equipe de saúde e o cuidador:

1 – Clareza nas informações

O cuidador deve ser transparente e consistente ao se comunicar com a equipe de saúde, tirando dúvidas sempre que houver e transmitindo tudo o que for relevante para o tratamento. Sinais, sintomas e eventos diferentes do comum devem ser descritos de forma detalhada, evitando termos técnicos – caso não tenha certeza do significado – e usando exemplos práticos para ilustrar o que aconteceu.

2 – Atualizações regulares sobre o estado do paciente

O cuidador deve descrever alterações na condição do paciente e relatar qualquer acontecimento inesperado, como quedas ou reações adversas a medicamentos. Atualizações regulares ajudam a monitorar a evolução do paciente, identificar problemas precocemente e ajustar o plano terapêutico.

3 – Compartilhamento de preocupações ou mudanças observadas

É importante que o cuidador compartilhe todas as preocupações e alterações no paciente, mesmo que pareçam pequenas e insignificantes. Essa conduta é crucial para que a equipe médica possa identificar com agilidade mudanças sutis no comportamento e no estado físico do paciente.

4 – Respeito à hierarquia das decisões médicas

O ato de cuidar não torna o cuidador um profissional de saúde, portanto, quem está nessa função não deve executar procedimentos técnicos que não sejam de sua competência. Além disso, é preciso reconhecer que a equipe de saúde é a responsável pelas decisões relacionadas ao tratamento do paciente – o cuidador pode colaborar com sugestões e observações, mas sempre respeitando as orientações médicas e seguindo os protocolos estabelecidos. Se houver dúvidas ou discordâncias, é importante dialogar de maneira construtiva, priorizando o bem-estar do paciente e mantendo um ambiente colaborativo.

A Home Doctor tem 30 anos de pioneirismo em atenção domiciliar no Brasil e uma loja virtual com serviços como o treinamento para cuidadores. Essa iniciativa é super importante para que os profissionais de saúde da Home Doctor e o cuidador domiciliar possam formar, juntos, um time integrado para prover a melhor recuperação e aumento de bem-estar do paciente.

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