Dicas de alongamento simples para preservar a saúde do cuidador
Incluir momentos de alongamento no dia a dia é essencial para preservar a saúde do cuidador no Home Care. Veja nossas dicas.

Em qualquer tratamento de saúde em casa, além da equipe multiprofissional que faz o atendimento em Home Care, é fundamental a presença do cuidador do paciente (leia mais aqui sobre quais as funções do cuidador).
A rotina de alimentar, higienizar, escutar, motivar o paciente pode ser desafiadora: é muito comum que a pessoa se sinta sobrecarregada pelas atividades de cuidado em saúde, que se soma às demais tarefas cotidianas e da sua vida pessoal. Pesquisas mostram que é frequente a presença de estresse físico e emocional nesses profissionais e familiares do paciente que cumprem esse papel.
E acredite: a tensão e o cansaço sentidos pelo cuidador são prejudiciais não só a ele, mas também à família e à própria pessoa cuidada. Por isso, é muito importante tomar atitudes que ajudem a preservar sua saúde integralmente.
O primeiro apoio importante para o cuidador é ele poder contar com a ajuda de outras pessoas do entorno do paciente, entre profissionais, familiares ou amigos, para poder delegar parte de suas atividades em alguns dias e horários. Entre outras coisas, essa parceria permite que o cuidador possa preservar parte de seu tempo para praticar algo fundamental: o autocuidado.
Mesmo atividades corriqueiras como caminhadas ou subida e descida de escadas ajudam a reduzir o cansaço, melhorar a circulação e prevenir dores no corpo. Não precisa bater ponto na academia, mas é bom praticar diariamente. O alongamento do corpo é um desses rituais benéficos para a sua saúde integral.
Conheça 6 dicas de alongamento para a saúde do cuidador
1. Braços
Eleve um dos braços junto à lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo, empurrando levemente pra trás. Repita o exercício com o outro membro. Depois, cruze um dos braços esticados na frente do tórax e pressione o cotovelo junto ao peito, usando o outro braço. Repita o movimento com o outro lado.
2. Cervical
Puxe gentilmente o pescoço para frente, aproximando o queixo do peito, e segure por alguns segundos. Faça o mesmo levando o pescoço para trás e para os dois lados, sempre segurando por alguns segundos. Depois, faça uma rotação completa do pescoço, lentamente e delicadamente, em sentido horário e anti-horário.
3. Ombros
Inspire fundo, enchendo os pulmões de ar, e levante os ombros em direção às orelhas. Mantenha por alguns segundos e solte o ar soltando os ombros de uma vez só. Depois, faça movimentos circulares dos ombros para frente e para trás, caprichando na amplitude do movimento, sem pressa.
4. Costas
Fique de pé e alongue os braços para o alto, com os dedos entrelaçados (pode ser com os polegares enganchados, e os demais dedos estendidos pra cima. Esse detalhe ajuda o braço a esticar mais. Incline o tronco para a direita, mantendo tronco voltado o pra frente e pernas e quadril imóveis. Leve sua atenção para o alongamento de toda a lateral do tronco, da cintura às axilas, até o dedo mindinho. Conte alguns segundos, volte, e depois faça o mesmo do lado esquerdo.
5. Lombar
De pé, separe as pernas na largura do quadril, flexione levemente os joelhos, mas mantenhas as pernas ativas. Dobre o tronco para frente, procurando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Relaxe os ombros, o pescoço, soltando bem a cabeça. Respire nessa posição por alguns segundos e volte à posição inicial, subindo o tronco lentamente, vértebra por vértebra. Repita duas ou três vezes, para conseguir descer mais o troco mais a cada repetição.
6. Pernas (coxas)
Fique em pé, com as pernas afastadas na largura do quadril. Dobre o joelho direito, levando o pé atrás dos glúteos. E segure o peito do pé com a mão direita. Você deve sentir o músculo da coxa frontal se alongando. Respire por alguns segundos nessa postura e repita o movimento com a outra perna.
7. Pernas (panturrilhas)
Para alongar as panturrilhas, basta ficar de frente para uma parede, ou uma árvore, bem perto. Coloque as duas mãos na parede, muro ou árvore, para não perder o equilíbrio, e leve um dos calcanhares na quina onde o chão encontra a parede, mantendo o pé na vertical, com os dedos na parede. Essa perna deve ficar bem esticada, na diagonal, enquanto calcanhar pressiona o chão e dedos dos pés pressionam a parede. Respire por alguns segundos nessa postura, e repita o movimento com a outra perna.
Tem outras dúvidas e necessidades quando o assunto é cuidadores de pacientes em Home Care? Conte com a nossa ajuda: a Home Doctor, empresa pioneira em Atenção Domiciliar (Home Care) no Brasil, desenvolveu uma capacitação especial de cuidadores para seus pacientes, incluindo protocolos para a saúde do cuidador. Saiba mais em homedoctor.com.br.